23.5 C
Brasília
quinta-feira, 23 setembro, 2021

Iges-DF celebra formatura de residentes em odontologia



Esta é a 14ª turma formada pelo Programa de Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial, com profissionais do HB e do HRSM

O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) sediou, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de formatura de quatro estudantes do Programa de Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial da Secretaria de Saúde. Os residentes atuam nas unidades de odontologia do Hospital de Base (HB) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), ambos administrados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

 

O diretor de Atenção à Saúde do Iges, Jair Tabchoury Filho, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do ensino e da pesquisa. “Quanto mais trabalhamos com ensino, mais qualidade assistencial alcançamos dentro dos nossos hospitais”, afirmou.

 

Para o coordenador do Programa de Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial, Elvidio de Paula, a missão é formar profissionais com conhecimento elevado, tanto científico quanto técnico. “Nosso programa está entre os cinco melhores do Brasil”, destacou. “Atuamos nestes dois hospitais da rede pública do DF que estão bem equipados, oferecem serviços de qualidade e atendem toda a demanda do Centro-Oeste e até de alguns estados do norte do País”, acrescentou.

A busca contínua pelas melhores técnicas científicas gera um envolvimento maior das equipes nos casos de alta complexidade, segundo a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Erika Maurienn. “Os residentes que passam pelas nossas unidades aprendem na prática sobre como tratar das deformidades de face, da correção ortodôntica cirúrgica, de fraturas dos ossos da face e de tumores benignos do complexo maxilomandibular”, detalhou.

Odontólogo pela Universidade de Brasília (UnB), José William Santos de Oliveira Pinto, de 27 anos, foi um dos formandos de hoje. “Essa residência é quase como outra graduação. São procedimentos cirúrgicos bastante complexos e bem diferentes do cotidiano de um dentista clínico geral. No fim deste ciclo, posso afirmar que estou ainda mais apaixonado pela profissão que escolhi”, definiu José William.

Também participou do evento o chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital de Base e preceptor da residência, Ricardo de Pádua.

 

Texto: Thays Rosário
Fotos: Davidyson Damasceno/Asccom Iges-DF26

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias