22.5 C
Brasília
domingo, maio 26, 2024
-Publicidade-spot_img
spot_img

Trote ‘solidário’ do UniCEUB inventiva doações

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

“O importante é pensarmos em causas sociais e positivas e cada vez mais na integração enter novos e antigos alunos”, Victor Vilela, presidente do DCE UniCEUB. Foto: reprodução/internet

A recepção de alunos nas universidades há tempos não é mais marcada por violência ou brincadeiras constrangedoras para receber os novatos nos cursos. Agora, os veteranos estão conscientes de que a nova fase na vida de quem passou no vestibular deve ser marcada por um ‘ritual’ de ingresso no ensono superior com objetivo mais altruísta, e os trotes estudantis passaram a se caracterizar como ‘solidários’.

 

No Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) organizou, para o primeiro semestre de 2016, o trote para confraternizar veteranos e calouros, visando a causa social. Após representantes do diretório visitarem comunidades carentes do Distrito Federal, entre elas a Cidade Estrutural, e conversarem com líderes comunitários para identificar as principais necessidades dessas localidades, foi organizada uma campanha de arrecadação de doação focando principalmente na participação dos novatos.

 

“Para incentivar o maior número de doações estipulamos pontuações tanto para pessoas que formarem grupos quanto para quem optar por fazer as entregas por conta própria. Quem fizer a maior pontuação individual ganha uma ida a um simulador de salto de paraquedas em um espaço recém-inaugurado no Setor de Clubes Sul. Já o grupo, formado por até 10 pessoas, que mais pontuar ganha um rodízio em uma churrascaria”, explica Victor Vilela, presidente do DCE.

 

As doações devem ser entregues até o dia 17/03, nos campi Asa Norte e Taguatinga, nos espaços do DCE. Material escolar (para os ensinos fundamental e médio, além de pré-vestibular), livros infantis, materiais de limpeza, higiene pessoal, geriátrico, e alimentos não perecíveis são as opções. Até mesmo quem for doar sangue na Fundação Hemocentro de Brasília e apresentar o comprovante da doação estará concorrendo à pontuação do trote solidário do UniCEUB. Tudo que for arrecadado será entregue nas comunidades visitadas pelos membros do DCE. O resultado dos maiores pontuadores do trote será anunciado no dia 18/03.

 

“Todos saem ganhando. Quem doa se sente bem por ajudar quem está realmente precisando, quem recebe a doação fica grato por ser ajudado, e mudamos cada vez mais esse conceito que para ingressar em uma universidade o calouro precisa passar por uma espécie de teste de humilhação para ser ‘aceito’ entre os veteranos. Isso é passado. O importante é pensarmos em causas sociais e positivas e cada vez mais na integração enter novos e antigos alunos”, finalizou Victor Vilela.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS