13.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 27, 2024
-Publicidade-spot_img
spot_img

Número de famílias endividadas aumenta em agosto e taxa volta a crescer no DF

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Após cinco meses, o endividamento voltou a crescer no Distrito Federal. O número de famílias endividadas no DF passou de 720.006 em julho para 725.722 em agosto (aumento de 5,7 mil). Significa que 78,2% da população brasiliense está endividada. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, as famílias ainda estão com receio de consumir e utilizar o crédito. “As famílias estão cautelosas com o cartão de crédito e a maioria ainda tenta quitar suas dívidas de meses passados, renegociando ou até parcelando as faturas, comprometendo mais ainda a renda familiar”, explica. “O mercado de trabalho também continua desaquecido e talvez não apresente recuperação nos próximos meses. Neste cenário, a expectativa é de que haja queda no número de endividados nos próximos meses”, completa.

Dentre as famílias com contas em atraso, 64,3% disseram ter condições de quitar suas dívidas parcialmente, 29,3% afirmaram que tem condições de quitar totalmente e 2,7% dos brasilienses disseram não ter condições de quitar as contas. O cartão de crédito continua sendo o maior instrumento causador de dívidas da população do DF: 90,9% se declararam comprometidas nesta modalidade.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS