20 C
Brasília
quinta-feira, 15 abril, 2021

Inscrições para os cursos do CUFA Empreenda seguem abertas


Capacitação e empoderamento são as palavras-chave do projeto de formação proposto pela Central Única das Favelas do Distrito Federal.

O mês tem ótimas novidades para o público interessado em instrumentalizar suas formações e ampliar suas perspectivas de empreendedorismo com o que o CUFA Empreenda tem de melhor a oferecer. Por conta da altíssima demanda, — já que em fevereiro foram mais de 3000 inscrições — os cursos de Mídias e Fotografia mantiveram-se abertos e estão disponíveis no mês de março. A iniciativa visa atender aos pedidos da comunidade e abrigar um maior número de pessoas. Assim, as inscrições podem ser realizadas para cinco cursos: MaquiagemMídias SociaisFotografiaAcessibilidade e Inclusão em Eventos, e Elaboração de Projetos.

Essa ampla gama de atividades recebe um reforço qualitativo ainda maior: algumas das capacitações foram adaptadas a uma plataforma de Educação a Distância (EaD). Com isso, o intuito é promover alta qualidade na transmissão dos conhecimentos, maior agilidade na realização de tarefas, notável comodidade na comunicação, mais eficiência na troca de dados, significativa confiança na preservação de arquivos, além de respeito ao isolamento social necessário ao momento. Além da disponibilização das aulas na plataforma, uma mentoria com os professores, para as dúvidas, será oferecida via plataforma Zoom, com dias e horas já estabelecidas.

“Integrar os cursos oferecidos pelo CUFA Empreenda a uma plataforma EaD de qualidade demonstra a intenção de melhora gradativa de nossas produções, objetivo este que é um dos pontos centrais do projeto. Queremos melhorar sempre que possível a oferta de formações ao nosso querido público empreendedor. E como obtivemos um sucesso maior que o esperado, com a inscrição de mais de 3000 pessoas só no mês de fevereiro, precisamos estar à altura da demanda, proporcionando um serviço de qualidade”, explica Bruno Kesseler, presidente da da CUFA DF.

O apreço pela qualidade tem atraído o interesse de empreendedores das mais diversas áreas de atuação, de agentes culturais a vendedores autônomos. A exemplo disso, Andy Barbosa, artista e estudante do Empreenda, relata sua experiência e faz uma análise sobre o impacto social da proposta: “acho muito importante o projeto da CUFA com esses cursos gratuitos. E também o fato de ser online, que permite que cada um participe de sua casa. O que observei no curso de Gestão Financeira foram conteúdos muito acessíveis para quem nunca lidou com finanças em projetos. Foi muito bom para entender um pouco de como esses palestrantes chegaram a esse ponto da carreira, de como construíram esse grande caminho, partindo de uma base periférica. Então, para mim, foi muito bom observar essa postura da CUFA diante de pessoas que não possuem conhecimentos tão específicos. Foi fantástico”.

Além da grande diversidade no corpo discente, o empoderamento pela qualificação desses alunos também ocorre pelas distintas áreas do conhecimento exploradas pelo projeto. Entre inúmeros ministrantes, está Bárbara Barbosa, do curso de Acessibilidade e Inclusão em Eventos, que conta um pouco sobre o que se pode esperar de sua formação: “a pandemia isolou ainda mais pessoas com deficiência. Se já tinham dificuldades para se locomover, se comunicar, para estudar em ambientes físicos, no ambiente online isso se tornou ainda mais excludente. Isso porque uma aula virtual sem interpretação em libras, sem explicação sobre o um slide, etc, muitas pessoas permanecem isoladas das demais. A oficina de acessibilidade tem a intenção de fazer entender que no ambiente online não é fácil distinguir quais necessidades específicas o público tem e instrumentalizar os alunos para solucionar essa questão. ”

Serviço: CUFA Empreenda

1.Curso: Mídias Sociais.

Ministrantes: Izabela Boreli (jornalista, influenciadora digital e Social Mídia) e Breno Lobo (empreendedor e especialista em comunicação e marketing digital)

Data: 9 a 19 de março

Horário: disponível 24h por dia na plataforma EaD

Conteúdo: entre os temas abordados nesta oficina estão: a Introdução ao Tráfego Pago, orientações para a criação de uma campanha de anúncios nas mídias sociais, o vocabulário básico do Marketing, além de dicas valiosas para quem está começando.

Local: plataforma EaD

Mentorias: Breno – 20/03, às 19h/ Izabela Boreli 20/03, às 20h

2.Curso: Fotografia com Smartphone.

Ministrante: Ylson Dias (graduado em Produção Multimídia, professor de desenho e editor de imagens).

Data: 9 a 19 de março.

Horário: disponível 24h por dia na plataforma EaD

Conteúdo: o curso trará técnicas para criar fotos de qualidade com smartphone. Serão apresentados elementos e ferramentas que colaboram para a produção de fotos em diversas modalidades, concentrando-se principalmente na cor, na luz e na composição para dar um estilo visual consistente à galeria e à edição de cada foto.

Local: plataforma EaD.

Mentoria: 20/03, às 10h.

3.Curso: Maquiagem.

Ministrante: Bárbara Frossard (maquiadora, modelo e consultora de imagem) maquiagem profissional.

            Datas: 15 a 19/03.

Horário: às 19h30.

Conteúdo: o curso oferecerá técnicas de maquiagem profissional para as mais diversas finalidades, incluindo ainda conhecimentos sobre tipos de produtos. Também serão compartilhadas informações relativas à consultoria de imagem, seus benefícios e vantagens.

Local: Zoom.

4.Curso: Acessibilidade e Inclusão em Eventos.

Ministrante: Bárbara Barbosa (especialista em Acessibilidade em Ambientes Culturais).

            Data: 22 a 26/03.

Horário: às 19h30.

Conteúdo: serão compartilhados conhecimentos sobre a execução projetos para eventos culturais e/ou corporativos de forma a torná-los mais acessíveis e inclusivos para pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, tanto para acessar programas de políticas públicas afirmativas para a diversidade e inclusão em editais de fomento ou patrocínio da forma mais correta, adequada, eficaz e econômica, quanto para melhor atender ao público com deficiência e/ou mobilidade reduzida que se interesse por participar do evento cultural/corporativo realizado.

Local: Zoom.

  1. Curso:Elaboração de Projetos

            Ministrante: Mirella Dias.

            Datas: 29, 30 e 31/03.

            Horário: às 19h30.

Conteúdo: o público deve esperar do curso a aprendizagem sobre o mercado de trabalho do elaborador de projetos e suas áreas de atuação. A aprendizagem sobre como elaborar um documento, um projeto, sistematizando-o em etapas, objetivos, metas, cronogramas e orçamento a serem executados. Direcionado para projetos culturais, sociais e educacionais, com ênfase, também, nas áreas de sustentabilidade e acessibilidade.

Local: Zoom.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas notícias