13.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 27, 2024
-Publicidade-spot_img
spot_img

Dormir Bem

RELACIONADOS

Dormimos em média um terço de nossa vida. O ser humano adulto a média em que dorme por dia gira em torno de 7 a 8 horas, algumas pessoas precisam de um pouco mais para terem as funções do seu corpo restauradas, porém em contrapartida dormir muito mais do que isso não é melhor e pode ser sintoma de algum distúrbio.

O Sono apresenta várias funções:

  1. Restaurativa: trazer o organismo de volta à condição em que se iniciou o dia após a jornada de obrigações que se tem no decorrer dele. É como se a reserva de substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo fosse reabastecida durante o sono.
  2. Termorregulação: o controle da temperatura corporal está intimamente relacionado ao sono, marcadamente notamos as alterações que ocorrem no sono quando se está com febre, por exemplo. Hoje se sabe que a privação do sono reduz a capacidade de se regular a temperatura corporal.
  3. Consolidação da memória e aprendizado: toda informação que recebemos no decorrer do dia, seja estudando, trabalhando ou na vida social, é consolidada no decorrer do sono. Sabe-se que quem atravessa a noite estudando para fazer uma prova, por exemplo, terá no dia seguinte grande chance de não se lembrar bem do que estudou e ao tentar resgatar esse estudo dias após, a chance de não se lembrar ainda será maior. Isso se deve ao fato de a memória não ter sido consolidada adequadamente com uma boa noite de sono.

 

Repouso para o organismo: durante o sono normalmente ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos

  1. batimentos cardíacos, relaxamento muscular, redução da produção de urina, ou seja, os vários sistemas descansam durante o sono. Além disso, alguns hormônios são fortemente influenciados pelo sono, são eles: insulina que controla as taxas de glicose no sangue, leptina e grelina, que juntos controlam o apetite, hormônios da tireóide, corticóides produzidos pelo organismo, hormônio do crescimento, prolactina, que controla a produção de leite, dentre muitos outros, explicando porque quem não dorme bem tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, não crescer adequadamente, não conseguir amamentar bem, ter pressão arterial mais alta, ter maior risco de doenças cardíacas e vasculares, destacando-se acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, dentre outros problemas. (Informações do instituto brasileiro do sono)

Dentre outros benefícios, o sono ajuda a prevenir doenças, tais como, obesidade, hipertensão, depressão, diabetes, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, além de melhorar o desempenho no trabalho, favorecendo assim também a melhora em qualquer tipo de atividade física. Outras dicas para se obter um sono reparador:

  • Evitar ficar na frente do computador e da televisão duas horas antes de dormir;
  • Dormir em quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido, daqueles usados para natação, e utilizá-lo para dormir se a vizinhança for muito barulhenta ou se você for muito sensível ao som;
  • Fazer a última refeição até uma hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão
  • Nunca se alimentar na cama (cama é lugar para dormir);
  • O quarto deve ser, o máximo possível, escuro;
  • Procurar relaxar física e mentalmente pelo menos 2 horas antes de dormir. Evite discutir, resolver problemas, calcular despesas, fazer esforços físicos, etc. Muitos têm o hábito de ter uma agenda para escrever os compromissos e prioridades. Idealmente a agenda deve ser organizada cerca de 4 horas antes de deitar. A agenda permite que você não se esqueça de nada importante, organize melhor sua rotina e durma mais tranquilo, sem se preocupar com o que não deve esquecer para o dia seguinte.
  • Mantenha hábitos adequados como horário regulares de ir para a cama e levantar da cama.

                                                                                                                    J.C

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS