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Apesar da baixa nas vendas, comerciantes aproveitam para abrir as portas antes do Natal

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

A expectativa de vendas para o fim de ano de 2016 é de 5% mais baixa que a do ano passado

Em ano de crise, o brasileiro chega às festas de fim de ano com a corda no pescoço. De acordo com raio-x dos gastos e comportamentos do consumidor, feito exclusivamente para o período do Natal pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a queda nas vendas aponta para uma baixa de 5% em relação ao ano de 2015.

Ainda assim, alguns comerciantes se apressaram para abrir as portas e aproveitar as vendas de natal e ano novo. Foi o caso da empresária brasiliense Ana Zago, proprietária de um ateliê, localizado na quadra 308 da Asa Sul. Ela conta que, mesmo às pressas, decidiu abrir as portas do novo empreendimento em novembro, para conseguir aproveitar o período de festas.

“Fizemos tudo o mais de pressa possível para estarmos com a loja pronta para as vendas dos meses de dezembro e janeiro”, conta a empresária. Especializada em moda feminina, as vendas para as festas de fim de ano do ateliê não poderiam ficar de fora do orçamento. “Mesmo com as expectativas mais baixas, continuam sendo os melhores meses para o comércio”, analisa Ana, que é especializada em administração e varejo.

Entre os entrevistados nas pesquisas de fim de ano, 40% querem gastar menos em 2016, 21% querem gastar o mesmo valor do ano passado e 22% assumiram que pretendem gastar mais com os presentes de Natal.

Entre os entrevistados que não pretendem dar presentes, 23% justificaram que a prioridade no momento é pagar as contas atrasadas, 21% disseram que não querem gastar agora e 13% estão desempregados.

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