-Publicidade-
spot_img

Vila Cultural Cobra Coral, na Asa Sul, recebe o lançamento do Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

De maio a outubro, serão realizadas quatro edições com atividades gratuitas de capoeira, samba de roda e teatro popular. Programação também vai contemplar a Vila Telebrasília. Foto: Tatiana Reis

Em maio, o projeto Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade chega ao Distrito Federal com o objetivo de valorizar as culturas tradicionais presentes na região. Ocupando a Vila Cultural Cobra Coral e a Vila Telebrasília, a iniciativa realizará quatro edições ao longo do ano, com oficinas e rodas de capoeira, samba de roda e ritmos populares, além de teatro popular. O lançamento será no dia 24 de maio, na Vila Cobra Coral – 813 Sul, com programação das 9h30 às 20h. A entrada é franca.

O projeto Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade é realizado pelo Espaço Inventado e busca estimular a filosofia do bem-viver, a conexão com a natureza e o fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira presente no DF. A primeira edição, no dia 24, celebra o Aniversário de 55 anos da Vila Cobra Coral e o lançamento da Associação Território Cultural Espaço Inventado, dois importantes marcos na luta pelo reconhecimento da vila como patrimônio cultural de Brasília.

Ao longo do ano, mais três edições serão realizadas. No dia 14 de junho será novamente na Vila Cultural Cobra Coral Já no dia 06 de setembro, o evento ocorre na Vila Telebrasília. O encerramento será no Dia das Crianças, 12 de outubro, novamente na Vila Telebrasília. A programação vai abranger oficinas e apresentações de Samba de Roda e Ritmos Populares, com Manolo Emanuel e Apoena Machado; Oficina de Capoeira, com Mestre Don King; Roda de Capoeira, puxada pelo Mestre Formiguinha e Comunidade Formigueiro de Angola; e teatro popular com Maria Das Alembranças (Luciana Meireles) e Casa Moringa.

Segundo Artur Sinimbu, mobilizador cultural, capoeirista e coordenador do Espaço Inventado, o Encontro Bem-Viver também busca preservar o legado cultural local e criar experiências imersivas que unem passado e presente: “Com este projeto queremos multiplicar as ações de cultura popular na Vila Cultural Cobra Coral e Vila Telebrasília, pois são ações que fomentam as relações coletivas de vizinhança e nascem da própria história dessas comunidades”.

Espaço Inventado

O lançamento do projeto Encontro Bem-viver marca a criação da Associação Território Cultural Espaço Inventado. Essa formalização fortalece a continuidade do espaço, que desde 2009 desempenha um papel fundamental na promoção da cultura popular no DF, através de práticas como samba, capoeira, circo, permacultura, teatro popular e dança. Inspirado no conceito originário de bem-viver, que prioriza a harmonia entre o ser humano e a natureza, o espaço busca estimular a convivência e o bem-estar, a preservação das tradições e os laços comunitários.

Luta por território na Vila Cultural Cobra Coral

Fundada na década de 70 na Quadra 813 da Asu Sul, a Vila Cobra Coral abriga mais de 230 famílias e se configura como um rico território cultural, histórico e religioso de Brasília. Na Vila estão espaços de expressão cultural como o Terreiro Pai Joaquim de Aruanda, a sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, o Espaço Inventado, a Casa da Árvore, representações da Igreja Católica e Evangélica, além de projetos ambientais e sociais que a tornam uma referência em diversidade e sustentabilidade comunitária.

Mesmo com todo esse legado, o território sofre constantemente com tentativas de desocupação e demolição por órgãos como o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que alegam que o local está dentro da poligonal do Parque Ecológico Asa Sul, criado em 2003. A comunidade da vila, entretanto, defende a conciliação entre a preservação ambiental e o direito à moradia. Em janeiro de 2025, a última tentativa de desocupação foi suspensa e o movimento em defesa da vila segue. Em fevereiro, foi realizada a audiência pública ‘Vila Cultural Cobra Coral: Reparação, Justiça Socioambiental e Cultura’, com a participação de moradores, coletivos, pesquisadores e representantes de governo.

PROGRAMAÇÃO | MAIO
9h30: Oficina de Capoeira – Mestre Don King
14h: Oficina de Samba de Roda e Ritmos Populares – Manolo Emanuel e Apoena Machado
16h: Roda de Capoeira – Mestre Formiguinha
19h: Tawá Tingá e o Coco das Onças – Casa Moringa

SERVIÇO
Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade (1ª edição)
Quando: 24 de maio de 2025
Horário: 9h30 às 20h
Onde: Espaço Inventado – Vila Cobra Coral (813 Sul)
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Nas redes: https://instagram.com/_inventado/

O post Vila Cultural Cobra Coral, na Asa Sul, recebe o lançamento do Encontro Bem-Viver: Cultura Popular e Ancestralidade apareceu primeiro em Jornal do Planalto.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS