Projeto oferece programação gratuita com espetáculos de mamulengo, exposição com mediação educativa e ações de acessibilidade. Foto: Alice Lira
A brincadeira vai recomeçar! De 19 a 22 de agosto (ter a sex), o Complexo Cultural de Samambaia será palco para o Teatro é Popular – 4ª Edição. Realizado pelo grupo Mamulengo Fuzuê, o projeto promove a Educação Patrimonial e a celebração do mamulengo e da cultura popular. Serão oferecidas oito apresentações de teatro de bonecos e visitação à exposição ‘Mamulengo, Patrimônio Brasileiro’. A entrada é franca, com acessibilidade em Libras em todas as apresentações e Audiodescrição na programação do dia 22.
Aberto ao público em geral, o Teatro é Popular – 4ª edição busca atender, prioritariamente, estudantes de escolas públicas e de instituições de ensino especial das RAs de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. As apresentações teatrais são diárias (terça a sexta), sempre às 9h e às 14h. Na sexta (22), às 20h, haverá sessão especial para trabalhadores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o Teatro é Popular – 4ª edição integra as celebrações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado anualmente em todo o país no dia 17 de agosto. Os espetáculos apresentados compõem o consagrado repertório do grupo brasiliense Mamulengo Fuzuê: ‘Benedito, Abençoado e Bendizido’ e ‘A Chegança da Burrinha Kalunga’.
Desde a sua primeira edição, em 2011, o Teatro é Popular busca ir onde o povo está, promovendo ações de educação patrimonial para fomentar a valorização da memória e da identidade cultural brasileira. Ao longo de três edições (2011, 2017 e 2022), o projeto já atendeu um público de cerca de 7.000 pessoas, ocupando escolas, feiras, praças, instituições sociais, espaços culturais e comunitários de diferentes regiões periféricas do Distrito Federal e Entorno.
Exposição com mediação educativa
Paralela aos espetáculos, a exposição ‘Mamulengo, Patrimônio Brasileiro’ ficará aberta para visitação de terça à sexta-feira. O acervo apresenta ao público 40 peças com personagens tradicionais do teatro popular de bonecos, destacando sua diversidade estética, simbólica e narrativa. A exposição contará com mediação educativa (visita guiada) para o público escolar, buscando fortalecer o diálogo entre a tradição do mamulengo e as novas gerações. Na sexta-feira (22), a mediação ganha reforço com acessibilidade em Libras e Audiodescrição para atender estudantes do ensino especial.
Mamulengo: o mais novo patrimônio cultural do DF
Também chamado de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, o Mamulengo é patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2015. No inventário de pesquisa, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, o Distrito Federal foi considerada a localidade com a maior concentração de mamulengos fora da região Nordeste. A forte presença da tradição em Brasília foi novamente reconhecida em junho de 2025, quando o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal transformou a Brincadeira de Mamulengo no mais novo patrimônio cultural imaterial do DF.
Mamulengo Fuzuê
É brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro que celebra a arte e a cultura popular. O parto do grupo aconteceu em 2007, no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Com 18 anos de carreira, o Mamulengo Fuzuê é reconhecido como expoente da nova geração do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. São sete espetáculos autorais e diversos prêmios, com passagens por festivais no Distrito Federal, em todas as regiões do Brasil e em países como México e El Salvador.
EXPOSIÇÃO ‘MAMULENGO PATRIMÔNIO BRASILEIRO’
19/08 a 22/08 (ter a sex): de 9h às 12h e de 14h30 às 18h
22/08 (sex): horário extra de 20h às 21h30
APRESENTAÇÕES TEATRAIS
19/08 – 14h: Benedito, Abençoado e Bendizido (com Libras)
20/08 – 9h: Benedito, Abençoado e Bendizido (com Libras)
20/08 – 14h: Benedito, Abençoado e Bendizido (com Libras)
21/08 – 9h: A Chegança da Burrinha Calunga (com Libras)
21/08 – 14h: A Chegança da Burrinha Calunga (com Libras)
22/08 – 9h: Benedito, Abençoado e Bendizido (com Libras + Audiodescrição)
22/08 – 14h: Benedito, Abençoado e Bendizido (com Libras + Audiodescrição)
22/08 – 20h: Benedito, Abençoado e Bendizido (com Libras + Audiodescrição)
SERVIÇO
Teatro é Popular – 4ª edição
Quando: 19 a 22 de agosto de 2025
Onde: Complexo Cultural de Samambaia
Entrada: franca / Classificação: livre
Nas redes digitais: @mamulengofuzue
Site: www.mamulengofuzue.com.br
O post Teatro é Popular – 4ª Edição movimenta o Complexo Cultural de Samambaia apareceu primeiro em Jornal do Planalto.