-Publicidade-
spot_img

Pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula no DF. Veja números

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

No Distrito Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) levaria vantagem frente ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se as eleições para a Presidência da República fossem realizadas hoje. É o que aponta pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (10/6).

Perguntada sobre em quem votaria, 38,8% da população que mora no DF declarou que escolheria Jair Bolsonaro como presidente; 24,9% apostaria em um quarto mandato de Lula; e 12,5% optaria por Ronaldo Caiado (União Brasil). Bolsonaro está inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao promover ataques contra o sistema eleitoral brasileiro.

Os resultados acima são referente a uma pesquisa estimulada, isto é, quando o pesquisador dá opções de nomes ao entrevistado. Confira o ranking completo:

Cenário 1

  1. Jair Bolsonaro: 38,8%
  2. Lula: 24,9%
  3. Ronaldo Caiado: 21,5%
  4. Ciro Gomes (PDT): 8,8%
  5. Nenhum/branco/mulo: 7,9%
  6. Não sabe/não opinou: 4,2%
  7. Ratinho Junior (PSD): 2,4%
  8. Helder Barbalho (MDB): 0,5%

Num segundo cenário, onde o nome de Jair Bolsonaro foi trocado pelo da esposa dele, Michelle Bolsonaro (PL), ela aparece como favorita nas intenções de voto, com 29,9%, contra 25,2% de Lula. Veja:

Cenário 2:

  1. Michelle Bolsonaro: 29,9%
  2. Lula: 25,2%
  3. Ronaldo Caiado: 16,6%
  4. Ciro Gomes: 10,4%
  5. Nenhum/branco/nulo: 8,9%
  6. Não sabe/não opinou: 4,7%
  7. Ratinho Junior: 3,7%
  8. Helder Barbalho: 0,5%

O terceiro cenário traz Lula como favorito, com 25,3% das intenções de voto. Desta vez, o principal concorrente é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teria 21,7% dos votos dos brasilienses caso as eleições ocorressem nesta terça-feira (10/6). Confira:

Cenário 3:

  1. Lula: 25,3%
  2. Tarcísio de Freitas: 21,7%
  3. Ronaldo Caiado: 16,9%
  4. Ciro Gomes: 12,7%
  5. Nenhum/branco/nulo: 12,3%
  6. Não sabe/não opinou: 5,4%
  7. Ratinho Junior: 5,0%
  8. Helder Barbalho: 0,7%

Lula também é favorito frente ao senador Flávio Bolsonaro (PL), o “Filho 01” de Jair Bolsonaro. Assim como nos três cenários anteriores, Ronaldo Caiado e Ciro Gomes aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente:

Cenário 4:

  1. Lula: 25,6%
  2. Flávio Bolsonaro: 21,8%
  3. Ronaldo Caiado: 18,5%
  4. Ciro Gomes: 11,8%
  5. Nenhum/branco/nulo: 11,0%
  6. Não sabe/não opinou: 5,7%
  7. Ratinho Junior: 4,9%
  8. Helder Barbalho: 0,7%
Leia também

Avaliação espontânea

Em avaliação espontânea (quando o pesquisador apenas pergunta ao entrevistado em quem ele votaria, mas sem citar possíveis candidatos), mais da metade das pessoas ouvidas (53,0%) afirmaram não saber ou não quererem opinar. Ainda assim, Jair Bolsonaro vence Lula por cinco pontos percentuais.

Cenário único – avaliação espontânea

  1. Não sabe/não opinou: 53,0%
  2. Jair Bolsonaro: 19,6%
  3. Lula: 14,3%
  4. Ninguém/branco/nulo: 6,6%
  5. Ronaldo Caiado: 2,4%
  6. Tarcísio de Freitas: 1,6%
  7. Michelle Bolsonaro: 1,0%
  8. Outros nomes citados: 0,8%
  9. Ciro Gomes: 0,7%
  10. Ratinho Junior: 0,1%

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.522 eleitores entre os dias 31 de maio e 4 de junho deste ano. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS