Além da orientação teórica, produtores rurais tiveram a oportunidade de confeccionar materiais alternativos para uso na avicultura caipira
Produtores rurais da Fazenda Larga e do Núcleo Rural Bela Vista participaram, nos dias 3 e 10 de fevereiro, de oficina da Emater-DF sobre “Construção de ninhos e aproveitamento de materiais para comedouros e bebedouros alternativos”. A atividade apresentou opções de baixo custo para quem deseja iniciar na avicultura caipira de produção de ovos.
Conduzida pelos extensionistas rurais da Emater-DF Priscylla Baracat e Iran Dourado, a oficina teve como objetivo oferecer alternativas acessíveis para a implantação da atividade, especialmente diante do investimento inicial necessário para aquisição de implementos e equipamentos específicos. A oficina mostrou aos participantes modelos de comedouros, bebedouros e ninhos que podem ser confeccionados com materiais disponíveis nas propriedades, como galões sem uso, restos de canos e garrafas PET.
Os produtores construíram, de forma conjunta, alguns desses equipamentos, colocando em prática as orientações técnicas e discutindo adaptações possíveis conforme a realidade de cada propriedade.
“Lembrando que essas alternativas são sugeridas para iniciar na atividade reduzindo esse investimento inicial, mas a orientação da Emater-DF é que com o tempo e com a entrada de receita da venda dos ovos, por exemplo, o produtor deve fazer a aquisição dos equipamentos mais apropriados destinados à produção”, destaca Priscylla. “O equipamento correto com certeza vai facilitar a vida do produtor”, conclui a extensionista rural.
Produtores interessados em iniciar ou aprimorar a criação de aves no sistema caipira podem procurar o escritório da Emater-DF mais próximo para participar de atividades como esta ou ainda receber orientação técnica.
O post Oficina da Emater-DF ensina produtores a construir equipamentos alternativos para iniciar avicultura caipira apareceu primeiro em Jornal do Planalto.

