Ibope: com 14%, Eliana lidera pesquisa de intenção de votos no DF O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) vem em segundo lugar, com 12%, e Alberto Fraga tem 10%. Os três estão empatados tecnicamente


Ibope encomendada pela TV Globo e divulgada nesta sexta-feira (24/8) aponta que a candidata Eliana Pedrosa (Pros) lidera a corrida ao Palácio do Buriti. A ex-distrital tem 14% das intenções de voto dos brasilienses. Em segundo lugar, o atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), aparece com 12%. Em terceiro, o deputado federal Alberto Fraga, que concorre pelo DEM, vem com 10%.

Com a margem de erro de 3% para mais ou para menos, os três primeiros colocados estão empatados tecnicamente, segundo a pesquisa. O candidato Rogério Rosso (PSD) atinge 8% das intenções de voto dos brasilienses.

Na sequência, os outros candidatos que disputam o Palácio do Buriti aparecem na seguinte ordem: General Paulo Chagas (PRP) e o petista Júlio Miragaya reúnem, cada um, 3% da preferência dos eleitores. O empresário Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (Psol) e Ibaneis Rocha (MDB) pontuaram com 2%.

Com a margem de erro, Chagas, Miragaya, Fátima, Guerra e Ibaneis estão empatados tecnicamente, inclusive com o candidato do PCO, Renan Arruda, que conquistou 1% dos votos, de acordo com a pesquisa. O representante do PSTU, Antônio Guillen, não pontuou no levantamento do Ibope.

Os entrevistados que não souberam ou não quiseram opinar somam 12%. Já os que declararam voto nulo ou branco alcançaram a marca de 31%.

Essa foi a primeira pesquisa realizada pelo instituto após a oficialização das candidaturas ao Governo do Distrito Federal (GDF). Foram ouvidos 1.204 eleitores com mais de 16 anos de todas as regiões do DF, entre os dias 21 e 23 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral local (TRE-DF), sob o número DF-03959/2018. Segundo o Ibope, a confiança nos dados é de 95%.

 

Confira os números:

Eliana Pedrosa (Pros): 14%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 12%
Alberto Fraga (DEM): 10%
Rogério Rosso (PSD): 8%
General Paulo Chagas (PRP): 3%
Júlio Miragaya (PT): 3%
Fátima Sousa (PSOL): 2%
Ibaneis Rocha (MDB): 2%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Renan Rosa (PCO): 1%
Antônio Guillen (PSTU): 0%
Brancos e nulos: 31%
Não souberam ou não responderam: 12%

Anterior COMO CRIAR TEMA PARA FOTO DE PERFIL NO FACEBOOK
Próximo Rollemberg promete regularização no Núcleo Habitacional Água Quente