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Samuel reconhece que, assim como muitos outros jovens, não deu tanta importância às regras básicas para não ser contaminado pelo coronavírus: usar máscara, lavar as mãos com sabão, higienizá-las com álcool gel e evitar aglomeração.
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Samuel reconhece que, assim como muitos outros jovens, não deu tanta importância às regras básicas para não ser contaminado pelo coronavírus: usar máscara, lavar as mãos com sabão, higienizá-las com álcool gel e evitar aglomeração.
Capacitação e empoderamento são as palavras-chave do projeto de formação
proposto pela Central Única das Favelas do Distrito Federal.
O mês tem ótimas novidades para o público interessado em instrumentalizar suas formações e ampliar suas perspectivas de empreendedorismo com o que o CUFA Empreenda tem de melhor a oferecer. Por conta da altíssima demanda, — já que em fevereiro foram mais de 3000 inscrições — os cursos de Mídias e Fotografia mantiveram-se abertos e estão disponíveis no mês de março. A iniciativa visa atender aos pedidos da comunidade e abrigar um maior número de pessoas. Assim, as inscrições podem ser realizadas para cinco cursos: Maquiagem, Mídias Sociais, Fotografia, Acessibilidade e Inclusão em Eventos, e Elaboração de Projetos.
Essa ampla gama de atividades recebe um reforço qualitativo ainda maior: algumas das capacitações foram adaptadas a uma plataforma de Educação a Distância (EaD). Com isso, o intuito é promover alta qualidade na transmissão dos conhecimentos, maior agilidade na realização de tarefas, notável comodidade na comunicação, mais eficiência na troca de dados, significativa confiança na preservação de arquivos, além de respeito ao isolamento social necessário ao momento. Além da disponibilização das aulas na plataforma, uma mentoria com os professores, para as dúvidas, será oferecida via plataforma Zoom, com dias e horas já estabelecidas.
“Integrar os cursos oferecidos pelo CUFA Empreenda a uma plataforma EaD de qualidade demonstra a intenção de melhora gradativa de nossas produções, objetivo este que é um dos pontos centrais do projeto. Queremos melhorar sempre que possível a oferta de formações ao nosso querido público empreendedor. E como obtivemos um sucesso maior que o esperado, com a inscrição de mais de 3000 pessoas só no mês de fevereiro, precisamos estar à altura da demanda, proporcionando um serviço de qualidade”, explica Bruno Kesseler, presidente da da CUFA DF.
O apreço pela qualidade tem atraído o interesse de empreendedores das mais diversas áreas de atuação, de agentes culturais a vendedores autônomos. A exemplo disso, Andy Barbosa, artista e estudante do Empreenda, relata sua experiência e faz uma análise sobre o impacto social da proposta: “acho muito importante o projeto da CUFA com esses cursos gratuitos. E também o fato de ser online, que permite que cada um participe de sua casa. O que observei no curso de Gestão Financeira foram conteúdos muito acessíveis para quem nunca lidou com finanças em projetos. Foi muito bom para entender um pouco de como esses palestrantes chegaram a esse ponto da carreira, de como construíram esse grande caminho, partindo de uma base periférica. Então, para mim, foi muito bom observar essa postura da CUFA diante de pessoas que não possuem conhecimentos tão específicos. Foi fantástico”.
Além da grande diversidade no corpo discente, o empoderamento pela qualificação desses alunos também ocorre pelas distintas áreas do conhecimento exploradas pelo projeto. Entre inúmeros ministrantes, está Bárbara Barbosa, do curso de Acessibilidade e Inclusão em Eventos, que conta um pouco sobre o que se pode esperar de sua formação: “a pandemia isolou ainda mais pessoas com deficiência. Se já tinham dificuldades para se locomover, se comunicar, para estudar em ambientes físicos, no ambiente online isso se tornou ainda mais excludente. Isso porque uma aula virtual sem interpretação em libras, sem explicação sobre o um slide, etc, muitas pessoas permanecem isoladas das demais. A oficina de acessibilidade tem a intenção de fazer entender que no ambiente online não é fácil distinguir quais necessidades específicas o público tem e instrumentalizar os alunos para solucionar essa questão. ”
Serviço: CUFA Empreenda
1.Curso: Mídias Sociais.
Ministrantes: Izabela Boreli (jornalista, influenciadora digital e Social Mídia) e Breno Lobo (empreendedor e especialista em comunicação e marketing digital)
Data: 9 a 19 de março
Horário: disponível 24h por dia na plataforma EaD
Conteúdo: entre os temas abordados nesta oficina estão: a Introdução ao Tráfego Pago, orientações para a criação de uma campanha de anúncios nas mídias sociais, o vocabulário básico do Marketing, além de dicas valiosas para quem está começando.
Local: plataforma EaD
Mentorias: Breno – 20/03, às 19h/ Izabela Boreli 20/03, às 20h
2.Curso: Fotografia com Smartphone.
Ministrante: Ylson Dias (graduado em Produção Multimídia, professor de desenho e editor de imagens).
Data: 9 a 19 de março.
Horário: disponível 24h por dia na plataforma EaD
Conteúdo: o curso trará técnicas para criar fotos de qualidade com smartphone. Serão apresentados elementos e ferramentas que colaboram para a produção de fotos em diversas modalidades, concentrando-se principalmente na cor, na luz e na composição para dar um estilo visual consistente à galeria e à edição de cada foto.
Local: plataforma EaD.
Mentoria: 20/03, às 10h.
3.Curso: Maquiagem.
Ministrante: Bárbara Frossard (maquiadora, modelo e consultora de imagem) maquiagem profissional.
Datas: 15 a 19/03.
Horário: às 19h30.
Conteúdo: o curso oferecerá técnicas de maquiagem profissional para as mais diversas finalidades, incluindo ainda conhecimentos sobre tipos de produtos. Também serão compartilhadas informações relativas à consultoria de imagem, seus benefícios e vantagens.
Local: Zoom.
4.Curso: Acessibilidade e Inclusão em Eventos.
Ministrante: Bárbara Barbosa (especialista em Acessibilidade em Ambientes Culturais).
Data: 22 a 26/03.
Horário: às 19h30.
Conteúdo: serão compartilhados conhecimentos sobre a execução projetos para eventos culturais e/ou corporativos de forma a torná-los mais acessíveis e inclusivos para pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, tanto para acessar programas de políticas públicas afirmativas para a diversidade e inclusão em editais de fomento ou patrocínio da forma mais correta, adequada, eficaz e econômica, quanto para melhor atender ao público com deficiência e/ou mobilidade reduzida que se interesse por participar do evento cultural/corporativo realizado.
Local: Zoom.
Ministrante: Mirella Dias.
Datas: 29, 30 e 31/03.
Horário: às 19h30.
Conteúdo: o público deve esperar do curso a aprendizagem sobre o mercado de trabalho do elaborador de projetos e suas áreas de atuação. A aprendizagem sobre como elaborar um documento, um projeto, sistematizando-o em etapas, objetivos, metas, cronogramas e orçamento a serem executados. Direcionado para projetos culturais, sociais e educacionais, com ênfase, também, nas áreas de sustentabilidade e acessibilidade.
Local: Zoom.
Capacitação e empoderamento são as palavras-chave do projeto de formação proposto pela Central Única das Favelas do Distrito Federal.
O mês tem ótimas novidades para o público interessado em instrumentalizar suas formações e ampliar suas perspectivas de empreendedorismo com o que o CUFA Empreenda tem de melhor a oferecer. Por conta da altíssima demanda, — já que em fevereiro foram mais de 3000 inscrições — os cursos de Mídias e Fotografia mantiveram-se abertos e estão disponíveis no mês de março. A iniciativa visa atender aos pedidos da comunidade e abrigar um maior número de pessoas. Assim, as inscrições podem ser realizadas para cinco cursos: Maquiagem, Mídias Sociais, Fotografia, Acessibilidade e Inclusão em Eventos, e Elaboração de Projetos.
Essa ampla gama de atividades recebe um reforço qualitativo ainda maior: algumas das capacitações foram adaptadas a uma plataforma de Educação a Distância (EaD). Com isso, o intuito é promover alta qualidade na transmissão dos conhecimentos, maior agilidade na realização de tarefas, notável comodidade na comunicação, mais eficiência na troca de dados, significativa confiança na preservação de arquivos, além de respeito ao isolamento social necessário ao momento. Além da disponibilização das aulas na plataforma, uma mentoria com os professores, para as dúvidas, será oferecida via plataforma Zoom, com dias e horas já estabelecidas.
“Integrar os cursos oferecidos pelo CUFA Empreenda a uma plataforma EaD de qualidade demonstra a intenção de melhora gradativa de nossas produções, objetivo este que é um dos pontos centrais do projeto. Queremos melhorar sempre que possível a oferta de formações ao nosso querido público empreendedor. E como obtivemos um sucesso maior que o esperado, com a inscrição de mais de 3000 pessoas só no mês de fevereiro, precisamos estar à altura da demanda, proporcionando um serviço de qualidade”, explica Bruno Kesseler, presidente da da CUFA DF.
O apreço pela qualidade tem atraído o interesse de empreendedores das mais diversas áreas de atuação, de agentes culturais a vendedores autônomos. A exemplo disso, Andy Barbosa, artista e estudante do Empreenda, relata sua experiência e faz uma análise sobre o impacto social da proposta: “acho muito importante o projeto da CUFA com esses cursos gratuitos. E também o fato de ser online, que permite que cada um participe de sua casa. O que observei no curso de Gestão Financeira foram conteúdos muito acessíveis para quem nunca lidou com finanças em projetos. Foi muito bom para entender um pouco de como esses palestrantes chegaram a esse ponto da carreira, de como construíram esse grande caminho, partindo de uma base periférica. Então, para mim, foi muito bom observar essa postura da CUFA diante de pessoas que não possuem conhecimentos tão específicos. Foi fantástico”.
Além da grande diversidade no corpo discente, o empoderamento pela qualificação desses alunos também ocorre pelas distintas áreas do conhecimento exploradas pelo projeto. Entre inúmeros ministrantes, está Bárbara Barbosa, do curso de Acessibilidade e Inclusão em Eventos, que conta um pouco sobre o que se pode esperar de sua formação: “a pandemia isolou ainda mais pessoas com deficiência. Se já tinham dificuldades para se locomover, se comunicar, para estudar em ambientes físicos, no ambiente online isso se tornou ainda mais excludente. Isso porque uma aula virtual sem interpretação em libras, sem explicação sobre o um slide, etc, muitas pessoas permanecem isoladas das demais. A oficina de acessibilidade tem a intenção de fazer entender que no ambiente online não é fácil distinguir quais necessidades específicas o público tem e instrumentalizar os alunos para solucionar essa questão. ”
Serviço: CUFA Empreenda
1.Curso: Mídias Sociais.
Ministrantes: Izabela Boreli (jornalista, influenciadora digital e Social Mídia) e Breno Lobo (empreendedor e especialista em comunicação e marketing digital)
Data: 9 a 19 de março
Horário: disponível 24h por dia na plataforma EaD
Conteúdo: entre os temas abordados nesta oficina estão: a Introdução ao Tráfego Pago, orientações para a criação de uma campanha de anúncios nas mídias sociais, o vocabulário básico do Marketing, além de dicas valiosas para quem está começando.
Local: plataforma EaD
Mentorias: Breno – 20/03, às 19h/ Izabela Boreli 20/03, às 20h
2.Curso: Fotografia com Smartphone.
Ministrante: Ylson Dias (graduado em Produção Multimídia, professor de desenho e editor de imagens).
Data: 9 a 19 de março.
Horário: disponível 24h por dia na plataforma EaD
Conteúdo: o curso trará técnicas para criar fotos de qualidade com smartphone. Serão apresentados elementos e ferramentas que colaboram para a produção de fotos em diversas modalidades, concentrando-se principalmente na cor, na luz e na composição para dar um estilo visual consistente à galeria e à edição de cada foto.
Local: plataforma EaD.
Mentoria: 20/03, às 10h.
3.Curso: Maquiagem.
Ministrante: Bárbara Frossard (maquiadora, modelo e consultora de imagem) maquiagem profissional.
Datas: 15 a 19/03.
Horário: às 19h30.
Conteúdo: o curso oferecerá técnicas de maquiagem profissional para as mais diversas finalidades, incluindo ainda conhecimentos sobre tipos de produtos. Também serão compartilhadas informações relativas à consultoria de imagem, seus benefícios e vantagens.
Local: Zoom.
4.Curso: Acessibilidade e Inclusão em Eventos.
Ministrante: Bárbara Barbosa (especialista em Acessibilidade em Ambientes Culturais).
Data: 22 a 26/03.
Horário: às 19h30.
Conteúdo: serão compartilhados conhecimentos sobre a execução projetos para eventos culturais e/ou corporativos de forma a torná-los mais acessíveis e inclusivos para pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, tanto para acessar programas de políticas públicas afirmativas para a diversidade e inclusão em editais de fomento ou patrocínio da forma mais correta, adequada, eficaz e econômica, quanto para melhor atender ao público com deficiência e/ou mobilidade reduzida que se interesse por participar do evento cultural/corporativo realizado.
Local: Zoom.
Ministrante: Mirella Dias.
Datas: 29, 30 e 31/03.
Horário: às 19h30.
Conteúdo: o público deve esperar do curso a aprendizagem sobre o mercado de trabalho do elaborador de projetos e suas áreas de atuação. A aprendizagem sobre como elaborar um documento, um projeto, sistematizando-o em etapas, objetivos, metas, cronogramas e orçamento a serem executados. Direcionado para projetos culturais, sociais e educacionais, com ênfase, também, nas áreas de sustentabilidade e acessibilidade.
Local: Zoom.
Graças ao esforço concentrado para garantir assistência médica aos pacientes que chegam com problemas respiratórios, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ultrapassou 23 mil atendimentos de pacientes diagnosticados ou com suspeita de covid-19 entre abril de 2020 e essa terça-feira (16), segundo balanço da Gestão de Leitos da unidade.
Para atender aos crescentes casos de coronavírus, foram abertos no início desta semana 80 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Santa Maria. Todos esses leitos foram ocupados nesta quarta-feira (17), conforme registrado no painel da Sala de Situação da Secretaria de Saúde. Na mesma tarde, a taxa de ocupação do Pronto-Socorro Covid-19 do HRSM atingiu 286%.
A direção do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que administra o Hospital de Santa Maria, continua trabalhando para não deixar paciente sem atendimento. A orientação é arrumar espaço mesmo sem ter área disponível para tantos doentes. “Em um lugar onde cabem 15 pacientes, são atendidos 43”, exemplifica a gerente de Enfermagem, Kariny Bonatti. “Estamos fazendo o possível para atender o máximo de pessoas.”
Cuidados redobrados
Mesmo com o excesso de pacientes, a direção do HRSM garante que todas as medidas sanitárias para proteger pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde estão sendo adotadas. Os cuidados são redobrados nas áreas onde ficam pessoas com coronavírus, ou seja, no Pronto-Socorro (térreo) e na UTI Covid-19 (primeiro e quinto andares).
Para reduzir riscos de contaminação, foram instaladas divisórias separando grupos de pacientes contaminados pela covid e destinados elevadores exclusivos para transportar esses doentes. Outra medida adotada: em diversas portas foram instalados dispositivos para abri-las automaticamente, evitando o contato manual e, consequentemente, maior risco de contágio.
Os profissionais de saúde não foram esquecidos. No hospital há uma área específica onde eles vestem os equipamentos de proteção individual novos e descartam esse material depois de usado. Além disso, dispõem de refeitório e armários exclusivos e em áreas limpas e isoladas.
Abastecimento de oxigênio
No HRSM, estão disponíveis 639 pontos de oxigênio, todos em plenas condições de uso. Desses, 130 estão instalados no Pronto-Socorro e nas UTIs para pacientes com covid-19.
Para atender a todos, o HRSM instalou expansores em dois pontos de oxigênio do Pronto-Socorro Covid-19. Cada passagem conta com três expansores, conectados uns aos outros. Assim, é possível expandir o fornecimento de oxigênio de um para oito pacientes atendidos naquele setor.
Essa técnica é adotada em casos emergenciais e de acordo com as normas de segurança. “Nesse procedimento não há nenhum tipo de compartilhamento de tubos ou válvulas entre os pacientes, garantindo a segurança de todos”, afirma Fúlvio Gouveia Fontana, gerente de logística do HRSM.
Uma alternativa tem sido instalar cilindros de oxigênio quando não há pontos de distribuição disponíveis. Assim, mesmo com lotação acima da capacidade de internação, “nenhum paciente deixa de receber atendimento”, ressalta a profissional.
Tanto no Hospital de Base quanto no de Santa Maria os novos pacientes a serem internados nos novos leitos vão ser assistidos por equipe completa de profissionais de saúde. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de equipe multiprofissional formada por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, farmacêutico, fonoaudiólogo e profissionais de odontologia.
Hoje, o sistema está sendo utilizado em 37 cidades brasileiras pela operadora de rede neutra Phoenix e visa restabelecer a conexão da rede de forma rápida por economizar tempo na detecção e diagnose da falha.
A Furukawa desenvolveu um sistema que utiliza tecnologia de internet das coisas (IoT) para monitorar e controlar os processos em rede de fibra óptica. O produto tem como público alvo as operadoras de telecomunicações e prestadores de serviços de internet (ISPs). O sistema faz parte do portfólio da marca FI²S, Furukawa IoT for Industry System, lançada neste ano. Atualmente, a solução está sendo utilizada pela operadora de rede neutra, Phoenix, em 37 cidades brasileiras.
“O objetivo é ajudar a restabelecer o serviço mais rapidamente em caso de falha, por meio da redução do tempo gasto nos processos de notificação e detecção do problema e de diagnose”, afirmou Daniel Blanco, gerente de Engenharia de Inovação da Furukawa.
O sistema conta com sensores, conectividade e software de gestão de rede. “Um dos sensores é colocado na caixa de emenda e mede a potência óptica, o que permite saber em tempo real se houve rompimento ou degradação do sinal da fibra”, explica Blanco. “Outro sensor mede variáveis como temperatura, aceleração e luminosidade, indicando o status do ativo instalado na rua; por exemplo, se o armário foi aberto.”
As informações dos sensores passam por um gateway e chegam ao software de gestão de rede via conexão wireless padrão LoRaWAN – link de comunicação de longo alcance e baixo consumo de energia (LPWAN) utilizado em aplicações IoT. O software de gestão possibilita a visualização dos ativos da rede e da região afetada pelo problema.
Depois da detecção da falha o próprio sistema localiza o técnico mais perto da região onde ocorreu o problema. “Além disso, o sistema oferece dados estatísticos e analíticos da rede, dos técnicos, mapa de calor das regiões onde os problemas ocorrem com maior frequência”, diz o gerente da Furukawa. (Com assessoria de imprensa)
Do Hospital de Base vão ficar lembranças boas. “Fui muito bem tratada por todos. O constante carinho só ajuda na nossa recuperação”, garantiu a dona de casa. Depois de oito sessões de quimioterapia, ela se sente melhor. “Vou sair de Brasília com a saúde boa e me recuperar logo.”
Estão relacionados para o sorteio servidores da Secom, do Iges-DF, do Instituto de Previdência e representantes de três outros órgãos públicos
No próximo dia 18 será feita a escolha, através de sorteio, de três membros para a subcomissão técnica que vai analisar e julgar as propostas para a escolha de quatro agências de publicidade para atender os órgãos públicos do Distrito Federal. o local será o Palácio do Buriti, sede do governo distrital. Já as propostas das empresas serão recebidas no dia 22, às 9 horas, no auditório do Detran, segundo o edital de concorrência 01/2021.
O valor de contrato para o primeiro ano é de R$ 160 milhões, já previstos no Orçamento de 2021. Os recursos estão divididos em R$ 80.634.748,00 para programa e trabalho e R$ 79.365.252,00 para publicidade e propaganda. A Secretaria da Comunicação (Secom) poderá ou não realizar todas as despesas previstas.
O sorteio envolverá os servidores da Secom Eduardo de Sousa Soares, Mauricio de Carvalho Sampaio, Isaac Marra de Castro Junior e Daniele Faria Lopes. a servidora da Setur/DF, Otavio Veríssimo Sobrinho, servidor-Iprev/DF e Pelágio Duarte Sousa Gondim, servidor-Iges/DF. E profissionais sem vínculo, Cecilia Akemi Kobayahi, da CNA/Senar, Fábio Augusto Oliveira Pinheiro, do Ministério do Turismo e Márcio Ferreira do Nascimento, do Sesc/DF. O aviso de sorteio foi publicado hoje na página 77 no Diário Oficial do DF.
As agências escolhidas serão responsáveis estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a
supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, “com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação, de difundir ideias, princípios, iniciavas ou instituições ou de informar o público em geral e, quando couber, de promover a venda de bens
ou serviços”.
A Secom afirma no edital que “nos dois primeiros anos de gestão, houve um grande trabalho de recuperação fica do monumento construído no inóspito cerrado brasileiro. A sociedade se viu envolvida numa série de obras e ações que visaram mostrar uma ação permanente para que o brasiliense manvesse os olhos num futuro melhor”.
Caso a taxa de transmissão do novo coronavírus seja controlada e o plano de abertura de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) para Covid-19 seja comprido, as aulas presenciais nas escolas particulares e academias do DF poderão ser retomadas a partir da segunda-feira (8/3).
A expectativa da data para a volta às aulas é partilhada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e pelo setor produtivo. Segundo a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), Ana Elisa Dumont, as escolas privadas estão à disposição para ajudar a frear a pandemia.
Veja a fala da presidente do Sinepe:
“O governador ainda nos pediu para ajudarmos a orientar a comunidade escolar para que realmente evitem circular quando for desnecessário, para que realmente esse vírus possa ser combatido”, pontuou Dumont. No sábado (27/2), a taxa de transmissão do vírus chegou a 1,08. Quando passa de 1, são necessárias medidas restritivas.