-Publicidade-
spot_img

Emater-DF e produtores de morango de Brazlândia discutem ações para redução de perdas na safra de 2026

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Produtores de morango de Brazlândia e região recebem informações técnicas sobre a cultura

Produtores de morango de Brazlândia e região participaram de uma reunião técnica no escritório local da Emater-DF da região. Mais de 50 produtores rurais, além de técnicos da Emater-DF, participaram do encontro, que foi uma das ações do Pacto para o Morango de Brazlândia, iniciativa voltada à prevenção de perdas na produção e ao fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no Distrito Federal.

O grupo de trabalho do morango apresentou, na última sexta-feira (06/02), um diagnóstico sobre os prejuízos enfrentados pelos agricultores na safra 2025, além de ações para evitar a continuidade do problema nas novas safras. Também foi apresentada a devolutiva da visita técnica a viveiros fornecedores de mudas, realizada em dezembro, em municípios de Minas Gerais e São Paulo, de onde normalmente são adquiridas as mudas utilizadas pelos produtores do DF. A visita técnica contou com a participação dos extensionistas Hélio Lopes e Sérgio Maciel, além do produtor rural Valfredo Oliveira e do pesquisador da Embrapa Flávio Fernandes Júnior.

Segundo o extensionista rural da Emater-DF Antonio Dantas, a última safra do morango foi fortemente impactada pela perda de mudas contaminadas por uma doença conhecida como “chocolate”, causada por um fungo, o que resultou em perdas médias de 40% das mudas entre os produtores.

“As mudas de morango são um fator de produção caro. Hoje, mesmo quando encontradas a um valor mais baixo, custam em torno de R$ 1 por unidade. Considerando que são utilizadas entre 50 mil e 60 mil mudas por hectare, é possível dimensionar o tamanho do prejuízo causado por esse problema”, explicou Dantas.

Pacto para o Morango de Brazlândia

Com os problemas enfrentados na última safra, os produtores rurais procuraram a Emater-DF, que estruturou um trabalho planejado para identificar as questões que têm impactado a produção de morango no Distrito Federal. Em setembro de 2025, a Emater-DF instituiu formalmente o Grupo de Trabalho do Morango, composto pelos extensionistas rurais Antonio Dantas, Roberto Guimarães, Arnaldo Silveira, Hélio Lopes e João Pires.

Ao longo de 2025 esse grupo de trabalho, em parceria com os extensionistas rurais dos escritórios da Emater-DF de Brazlândia, Alexandre Gusmão e Ceilândia, realizou visitas técnicas às propriedades e traçou as estratégias que culminaram no Pacto para o Morango de Brazlândia.

Entre as ações pactuadas estão o diagnóstico com levantamento dos pontos de impacto na produção, a parceria com a Embrapa, a visita técnica aos viveiros fornecedores de mudas, visitas de acompanhamento, reuniões de alinhamento de informações e capacitações aos produtores rurais. Além disso, a Emater-DF tem desenvolvido outras ações de acompanhamento, como o envio de vídeos com informações técnicas oportunas e o planejamento de novas atividades junto ao grupo de produtores de morango de Brazlândia.

 

 

O post Emater-DF e produtores de morango de Brazlândia discutem ações para redução de perdas na safra de 2026 apareceu primeiro em Jornal do Planalto.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS