As obras do Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) Elefante Babu, no Guará II, entraram na reta final e devem ser concluídas em cerca de três meses. A expectativa é que a unidade esteja pronta para receber os primeiros alunos em 2026. Com capacidade para 196 crianças de até 3 anos, a creche funcionará em turno integral, ajudando a atender uma das maiores demandas da rede pública de ensino da cidade.
Localizada na EQ 17/19, a creche leva o nome do elefante Babu, morador do Zoológico de Brasília que faleceu em 2019 e ficou na memória afetiva de muitos brasilienses. Durante a pandemia, artistas e moradores da cidade homenagearam o animal construindo, no terreno onde hoje está a obra, uma escultura em sua memória. Árvores e a escultura criadas pela comunidade foram preservadas no projeto arquitetônico e farão parte do espaço externo da nova unidade.
A CEPI Elefante Babu segue o modelo padrão tipo 1 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e conta com dez salas de aula, refeitório, cozinha, lavanderia, lactário, secretaria, sala de professores e de direção, entre outros ambientes, distribuídos em 1,3 mil m² de área construída. O investimento total foi de R$ 5,9 milhões, com recursos do Governo do Distrito Federal e do FNDE.
De acordo com a Secretaria de Educação, a ampliação da oferta de vagas em creches é prioridade. Atualmente, cerca de 14 mil crianças aguardam atendimento em todo o DF. A nova unidade no Guará se soma a outras sete já entregues desde 2019, uma delas na quadra Lúcio Costa, quatro estão praticamente prontas para inauguração e 11 em andamento no DF.
Com a conclusão prevista para novembro, a expectativa é que o CEPI Elefante Babu esteja em equipado até o final do ano para funcionar integralmente no ano letivo de 2026.
Obra atrasou mais de um ano
Lançada em abril de 2023 pelo governador Ibaneis Rocha, a construção do CEPI Elefante Babu tinha inicialmente um prazo de entrega de um ano, ou seja, até o meio do ano de 2024, mas problemas burocráticos na assinatura do contrato e depois na execução da obra por parte da construtora atrasaram a entrega.
Durante o lançamento da obra, o governador Ibaneis Rocha prometeu também construir a sede da Coordenadoria de Ensino do Guará, que funciona provisoriamente na “escola de lata” na QE 38, e mais quatro escolas na cidade, o que ainda não aconteceu.
O post Creche pública do Guará II quase pronta apareceu primeiro em Jornal do Guará.