Confira o que abre e o que fecha no DF nesta segunda, Dia do Trabalhador Feriado afeta funcionamento de delegacias, postos de saúde, lojas, espaços culturais e serviços públicos. Bancos e shoppings fecham; Metrô e ônibus têm 'escala de domingo'.


O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado em todo o mundo nesta segunda-feira (1º), afetará o funcionamento de centros comerciais, serviços públicos e espaços de lazer no Distrito Federal.
Postos de saúde e ambulatórios da rede pública ficam fechados, e as delegacias abrem em regime de plantão. O Metrô roda em horário de feriado, de 7h às 19h.
Confira, abaixo, o que abre, o que fecha e o que funciona em horário diferente nesta segunda:
Serviços públicos
Órgãos como o Detran, o Hemocentro, os postos do Na Hora e as agências da Secretaria de Fazenda ficam fechados durante todo o feriado, assim como a Biblioteca Nacional de Brasília, no Eixo Monumental.
Na área de saúde, as emergências de hospitais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) abrem normalmente. Ambulatórios e postos de saúde ficam fechados.
As delegacias da Polícia Civil funcionam em regime de plantão. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficam disponíveis 24 horas, segundo o governo.
Transporte
Durante todo o feriado, os ônibus rodam com a mesma tabela dos domingos. Isso significa que apenas 40% da frota será colocada nas ruas. O Metrô fica aberto de 7h às 19h, com operação em todas as estações.
Turismo
Pontos turísticos como o Jardim Botânico e o Museu Nacional estarão fechados no Dia do Trabalho, porque passam por manutenção predial às segundas-feiras. O Memorial dos Povos Indígenas, o Museu Vivo da Memória Candanga e a Torre de TV também não abrem as portas no dia.
O Catetinho, no Gama, funciona de 9h às 17h, em horário normal, e a Torre de TV, de 9h às 19h. O Zoológico de Brasília abre de 8h às 17h, com entrada a R$ 10.
Comércio
Como já é tradição nesse feriado, as principais lojas e shoppings do DF devem fechar as portas no Dia do Trabalho. O Shopping Popular de Brasília, ao lado da Rodoferroviária, fica fechado. O Shopping Popular de Ceilândia abre normalmente, de 8h às 18h.

Anterior Distrital Sandra Faraj ameaçou servidores, confirma testemunha
Próximo “Não precisamos roubar ninguém”, diz Fadi Faraj em culto. Veja vídeo