Paraná Pesquisas: Celina Leão tem 37,2% e Arruda 16%. Sem ele no páreo, ela pode ser eleita no 1º turno. Foto: Reprodução
Bem distante, em segundo lugar, aparece o ex-governador José Roberto Arruda, do PL, com 16%.
O pré-candidato do PV, Leandro Grass — que tende a ser apoiado pelo PT do presidente Lula da Silva —, é o terceiro colocado, com 9,7%.
O senador Izalci Lucas, do PL, é o quarto colocado, com 9%.
Em seguida, aparecem Paula Belmonte (Cidadania), com 6%, e Ricardo Capelli (PSB), com 5,2%. Nenhum/brancos/nulos: 11,5%. Não sabem: 5,5%.
Sozinha, Celina Leão, com 37,2, tem quase o mesmo percentual de todos os outros candidatos — 40,7%.
Segundo cenário da disputa em Brasília
No segundo cenário da pesquisa, Celina Leão cresce para 45,6%. Izalci Lucas, com 12,7%, e Leandro Grass, com 11,9%, vem a seguir. Ricardo Cappelli é o quarto, com 8,3%.
Com a retirada do nome de José Roberto Arruda, cresce a possibilidade de Celina Leão vencer no primeiro turno. Ela tem mais votos do que todos os demais pré-candidatos.
Análise do quadro do Distrito Federal
Há um problema para José Roberto Arruda: o PL, seu partido, tende a apoiar Celina Leão, por possível decisão de Michelle Bolsonaro (PL), que lidera para o Senado.
Se o PL lançar o vice de Celina, José Roberto Arruda terá de procurar outro partido ou então aceitar ser vice. Há quem postule que, no fundo, irá a deputado federal, assim como Izalci Lucas.
Candidatos ao Senado
Para o Senado, a corrida permanece com o cenário próximo à pesquisa anterior. Agora, Michelle Bolsonaro (PL) aparece em primeiro com 36%, seguida por Ibaneis Rocha (MDB) com 35,6%.
A atual senadora Leila do Vôlei (PDT) aparece em terceiro com 25,4% e a possível candidata Erika Kokai (PT) fica com 22,8%.
Nesta pesquisa, o apresentador Fred Linhares ficou com 22,1% das intenções de voto – embora no levantamento anterior ele somasse 18,9%, aparecia em segundo lugar.
Para esclarecer ao leitor: fica bastante confuso o comparativo entre uma pesquisa e e outra, porque em cada uma delas aparecem (ou desaparecem) nomes. Além da saída de Fred Linhares das pesquisas para o GDF, desta vez para o Senado, por exemplo, não há citação ao nome de Reguffe (Solidariedade).
No caso do Senado, a pesquisa pediu que cada eleitor indicasse dois nomes, pois em 2026 haverá a eleição de dois senadores.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores entre os dias 23 e 27 de agosto. A margem de erro estimada é de 2,6% e o grau de confiança é de 95%, segundo o instituto.
O post Celina Leão dispara na liderança para o governo do DF, diz pesquisa apareceu primeiro em Jornal do Planalto.