Augur, conhecida pelo seu token REP, é uma moeda digital criptografada que apresentou grande valorização no último ano. Ela custou US$ 3,80 em seu ponto mais baixo de 2017 e chegou a atingir US$ 107 em seu ponto alto no começo de janeiro, sem dúvida, vale a pena conferir.

Para entender o que a Augur tem a oferecer, temos de conhecer a teoria da sabedoria da multidão. Segundo este conceito, ao fazermos uma pergunta à multidão, acredita-se que a resposta majoritária tenderá a estar percentualmente mais certa do que se fosse feita a um expert.

Assim, a Augur cria uma série de mercados em que os usuários criam perguntas variadas sobre temas futuros, e todos os usuários da rede podem responder. Primeiramente, quem pergunta deve financiar a pergunta, mas será recompensado com taxas de transação à medida em que outros participantes apareçam.

Estes outros participantes, os que respondem às perguntas, compram um pedaço desse mercado na forma de tokens que representam uma resposta à pergunta original. Assim, caso se provem corretos, receberão uma recompensa com base na probabilidade e dificuldade da pergunta.

E é por isso que a Augur pode ser definida como uma ferramenta de predição. E isto certamente não é novidade no mercado. No caso brasileiro, basta lembrar das inúmeras pesquisas de voto em épocas de eleição, por exemplo.

O problema com pesquisas do tipo é a centralização do processo, o que o torna abertamente vulnerável passível de sofrer com a corrupção e manipulação da autoridade central que detém o controle.

E aí entra a genial aplicação Augur possibilitada pelo blockchain: a votação é aberta, amplamente verificável, irreversível. Em outras palavras, transparente. Então, imagine pesquisar no google a respeito de coisas que ainda nem aconteceram e receber uma previsão baseada na teoria da sabedoria da multidão. Este é o futuro que a Augur oferece!