-Publicidade-
spot_img

Torre de TV Digital de Brasília – A Flor do Cerrado

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF
*Fabíola Fabrícia

A Torre de TV Digital de Brasília foi projetada para transmitir o sinal para todo o Distrito Federal, e algumas cidades vizinhas do entorno. O monumento, é carinhosamente chamado de “Flor do Cerrado”. É a primeira torre de transmissão de TV Digital coletiva que retransmite o fluxo de dados de variadas emissoras.

A estrutura da torre com passagem televisiva, foi o último projeto a ser finalizado antes do falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer. A sua construção teve início em 2009 e foi inaugurada em 2012, no 52º aniversário de Brasília, no dia da abertura foram recebidos dois mil e trezentos e setenta visitantes.

O edifício tem 182 m de altura, o que corresponde a um prédio de 62 andares, sendo 50 metros de estrutura metálica, 120 metros de concreto armado e uma antena de 12 metros.

Após o funcionamento da Torre Digital, foram identificados diversos problemas relacionados à estrutura e a estética da obra como infiltrações nas paredes, pouca acessibilidade, dentre outras falhas apresentadas no projeto de execução.

Em 2013 o local foi fechado para reforma, onde além dos reparos, também foram instalados mais transmissores de TV. Em 2015 o espaço foi interditado, ficando comprovado, por meio de uma auditoria, que a construção ainda possuía algumas irregularidades. A torre foi reaberta em 2018.

A torre é um ponto turístico recente, está localizada no Setor Habitacional Taquari, Lago Norte, considerado um dos pontos mais altos do Distrito Federal, também conhecido como “Alto Colorado”, próximo a Sobradinho. Os dias e horários de visitação são de terça a sexta-feira (12h-18h), sábados, domingos e feriados (10h-19h), fechado às segundas.

A atração conta com um belo mirante da torre com uma vista de 360 graus da cidade. A edificação tem acessibilidade com elevadores, mapas em braile, piso tátil, rampas, corrimãos e um amplo estacionamento com vagas exclusivas. O valor do ingresso custa R$ 26,00 (inteira), R$ 13,00 (meia entrada para estudantes, idosos acima de 60 anos, professores, profissionais da saúde e pessoas com deficiência, mais acompanhante) as crianças com menos de cinco anos não pagam. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria física do local.

*Fabíola Fabrícia é escritora, poeta bilíngue, colunista, antologista e professora graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Pós-graduada em docência do Ensino Superior. A autora tem seis livros publicados, participação em diversas antologias nacionais e internacionais. Foi convidada a apresentar os seus livros na Feira Virtual Internacional Del Libro Centro América, Peru, Chile e Argentina, entre outras.

 

 

O post Torre de TV Digital de Brasília – A Flor do Cerrado apareceu primeiro em Jornal do Planalto.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS