O tradicional teatro de bonecos do Nordeste brasileiro voltou a animar as escolas públicas do Guará com a 4ª edição do projeto O Mamulengo Vai à Escola. A iniciativa circula pelo Distrito Federal nesta primeira quinzena de outubro, contemplando unidades de ensino do Guará e de Taguatinga com espetáculos, oficinas e materiais educativos voltados ao ensino infantil, fundamental e especial.
No Guará, a programação começou nesta terça-feira (08 de outubro), no CEE 01 do Guará I, e segue até sexta-feira (10 de outubro), no CEF 05 do Guará II. A proposta é unir arte, cultura popular e educação em um formato lúdico e acessível para a comunidade escolar.
Cada escola recebe três ações: a apresentação do espetáculo O Romance do Vaqueiro Benedito, com o Mestre Chico Simões; a Oficina Formativa para Professoras e Professores, conduzida pelo grupo Mamulengo Presepada e pela Associação Cultural Camaleão; e a entrega do Kit Educativo Brincante, composto por bonecos, estandarte e tolda teatral infantil.
Reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan e como patrimônio do DF pelo Condepac, o mamulengo é mais do que diversão: é uma ferramenta pedagógica de valorização da cultura popular. “A proposta é promover uma educação brincante e libertadora, na qual professores também se tornam brincantes”, destaca a equipe do projeto.
As oficinas abordam desde o contexto histórico e social do teatro de bonecos até técnicas regionais, jogos dramáticos e possibilidades de uso do kit em sala de aula. Além disso, os professores recebem uma cartilha com os conteúdos para continuidade das atividades.
Desde 2022, O Mamulengo Vai à Escola já passou por 19 escolas públicas e cinco instituições sociais do DF. O projeto é realizado pela BTM Produções com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
O post O Mamulengo vai à escola apareceu primeiro em Jornal do Guará.