A governadora em exercício do Distrito Federal , Celina Leão (PP), assinou o decreto 47.675/20225, que cria a Secretaria Extraordinária do Consumidor do DF. O ato foi publicado no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (10/9).
Segundo o texto, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), passa a ser vinculado à Secretaria Extraordinária do Consumidor do Distrito Federal.
Leia também
-
Procon-DF prorroga validade de concurso com 174 vagas. Saiba mais
-
“Calote cabeludo”: Procon-DF suspende serviços da Laser Fast Depilação
-
Superquadra 117 Sul é propaganda enganosa, diz presidente do Procon-DF
-
Procon-DF responde se maquiadora pode cobrar mais caro de noivas
Ainda de acordo com a norma, a nova pasta terá competência para desenvolver e implementar políticas públicas na defesa dos direitos dos consumidores.
Consta no decreto que a secretaria deverá acompanhar os projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que tratem quanto aos direitos do consumidor, além de acompanhar a legislação nacional e internacional, bem como as decisões judiciais referentes aos direitos do consumidor.
As atividades de apoio operacional, administrativo, jurídico, orçamentário e financeiro da Secretaria Extraordinária do Consumidor serão desempenhadas pela Casa Civil do Distrito Federal.
O Metrópoles questionou o Governo do Distrito Federal (GDF) sobre os custos com a criação da nova pasta, mas até a publicação do texto, não havia recebido resposta para a demanda.