Em alerta para baixa umidade, o Distrito Federal amanheceu com a temperatura mais fria do ano nesta terça-feira (12/8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet), os termômetros chegaram a 5,8ºC na Estação do Gama.
As estações situadas em Sudoeste, Brazlândia, Planaltina (Águas Emendadas) e Paranoá marcaram, respectivamente, 7,6º, 12,4ºC, 6,7ºC e 10,8ºC. A previsão de temperatura máxima para esta terça fica entre 29ºC e 30ºC.
Leia também
-
Zoo de Brasília abre 1.840 vagas para experiências noturnas e diurnas
-
DF registra 39 focos de incêndio e 17 hectares queimados só nesta 2ª
A umidade relativa do ar vai variar entre 60% e 20%, sem previsão de chuva. Por causa da seca, de acordo com o Inmet, o DF está em estado de aviso laranja, com riscos de incêndios e necessidade de cuidados com a saúde.
Na segunda-feira (11/8), as estações localizadas em Sudoeste, Brazlândia, Planaltina registraram umidade abaixo dos 20%. Enquanto o Paranoá marcou 22%.
A estação de Águas Emendadas está a 102 dias sem chuva, enquanto o Sudoeste está a 81 dias sem precipitações. O DF segue sem previsão de chuvas.
Atenção:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), para ajudar na prevenção contra incêndios, a população não deve usar o fogo para queima de lixo, folhas secas, restos de poda ou limpeza de terrenos.
“Só tente apagar o fogo se tiver equipamento e treinamento. Não se coloque em risco”, alertou a corporação. Em caso de incêndio, o recomendado é acionar o CBMDF pelo 193.
Veja outras dicas:
- Não descarte bitucas de cigarro acesas em áreas com vegetação seca ou beira de estrada.
- Se estiver acampando, só faça fogueiras em locais permitidos e sempre apague totalmente ao sair.
- Em propriedades rurais, mantenha aceiros (faixas sem vegetação) ao redor de plantações, pastos e construções.
- Evite o acúmulo de vegetação seca próximo a casas, postes, cercas e estradas.
- Converse com familiares, vizinhos e funcionários sobre os riscos e formas de prevenção.